Aloha from Hawaii

 

No dia 14 de janeiro de 1973, Elvis Presley fez história na Astronáutica com a primeira transmissão via satélite de um concerto com somente um Astro no palco, e o primeiro Show Beneficiente transmitido via satélite !
Aloha from Hawaii é um dos shows mais conhecidos de Elvis Presley e foi transmitido ao vivo via satélite em 14 de janeiro de 1973 às 00:30 no horário local havaiano.
O show de Elvis Presley foi o entretenimento mais caro até aquele momento, custando US $ 2,5 milhões.
O concerto ocorreu no Centro Internacional de Honolulu-HIC (agora conhecido como Neal S. Blaisdell Center), em Honolulu, no Havaii, e foi exibido em quase 40 países da Ásia e Oceania (Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Japão, Tailândia, Filipinas, Vietnã do Sul e outros países) e Europa (que recebeu a transmissão no próximo dia, também no horário nobre de TV).
Canadá e México transmitiram ao vivo.
Apesar da inovação via satélite, a terra natal do Rei do Rock não transmitiu o show de Elvis ao vivo até o dia 4 de abril de 1973.
A NBC-TV não transmitiu porque o Concerto do Mito aconteceu no mesmo dia do Super Bowl e no horário do concerto era final da madrugada nos Estados Unidos.
Por causa da repercussão da transmissão na Ásia, Europa e a vinda do disco, a transmissão americana atraiu 51% da audiência da televisão e foi vista em mais famílias americanas do que a primeira caminhada do homem na Lua !
Marketing: apesar de não receber a transmissão, o Brasil constava entre os 40 países que iriam ver a apresentação ao vivo !
O Brasil não viu a apresentação de Elvis Presley até 1977 ! O especial somente foi exibido em homenagem ao cantor na ocasião do seu inesperado falecimento no dia 16 de agosto de 1977.
No nosso caso, isso se deu porque havia um parâmetro que determinava quais países poderiam receber o show ao vivo: O empresário de Elvis Presley, Coronel Thomas Parker, determinou que pelo menos 50% dos televisores do país deveriam ser a cores, pois o cenário do concerto havia sido estrategicamente montado e colorido para impressionar o telespectador.
Em 1973 o Brasil possuía pouquíssimos aparelhos de TV coloridos, pois a venda dos mesmos e as transmissões a cores havia recentemente iniciado em 31 de março de 1972.
Em 8 de julho de 1972, inspirado em uma visita realizada pelo presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, à China, o empresário de Presley, o Coronel Thomas Parker, anunciou que haveria uma transmissão mundial Via Satélite de um show de Elvis Presley no Havaii para permitir que o mundo inteiro tivesse a chance de ver uma de suas apresentações "uma vez que é impossível nos apresentarmos em todas as grandes cidades".
O empresário Parker costumava recusar todas as ofertas de viagens internacionais porque ele era de fato um imigrante ilegal, E temia que, se ele tentasse sair do Estados Unidos, ele seria exposto e poderia ser deportado de volta para a Holanda, a sua terra natal.
Parker realizou outra conferência de imprensa em 4 de setembro de 1972, em Las Vegas, para confirmar que o concerto, agora intitulado Aloha From Hawaii, seria transmitido via satélite em 14 de janeiro de 1973.
Elvis ´Presley também estava presente, assim como Rocco Laginestra, o presidente da RCA, que produziria o show usando o satélite de comunicações da empresa.
A imprensa foi informada que a audiência esperada seria de mais de 1 bilhão de pessoas e que um disco iria ser lançado simultaneamente após o evento.
As pessoas iriam ligar a TV e ver o "primeiro especial de entretenimento a ser transmitido ao redor do mundo". O esperto empresário só não colocou em conta o fato de que muitos países, incluindo partes da Europa e da América e o Brasil não iriam ver o show ao vivo.
Duas semanas após a conferência de imprensa, o empresário de Elvis recebeu uma carta do colunista do Honolulu Advertiser, Eddie Sherman. Ele havia lido notícias de que os ingressos para as apresentações não seriam cobrados, e que em vez disso cada pessoa faria uma doação de qualquer valor para a caridade. Sherman sugeriu a Parker que Elvis cantasse "I'll Remember You", que era uma composição de Kuiokalan Lee, um dos artistas mais famosos do Havaii, e a canção fazia parte dos shows regulares de Presley, como uma forma de agradecimento ao povo e ao homem que deu nome à instituição que receberia as doações do concerto.
O cantor e compositor havaiano Kuiokalani Lee morreu de câncer em 3 de dezembro de 1966 com apenas 34 anos. Ao saber que o show seria em homenagem ao marido, a esposa de Lee passou mal por causa da emoção.
Vendo a oportunidade de divulgar a natureza beneficente de Elvis Presley, mais uma vez, o empresário Parker ansiosamente concordou.
Aloha From Hawaii iria fica na história como o primeiro concerto de satélite ao vivo a ser realizado com um único artista e o primeiro concerto filantrópico via satélite.
O primeiro concerto via satélite com várias bandas e artistas aconteceu em 25 de junho de 1967, cinco anos antes.
Elvis Presley realizou três shows em 17 e 18 de novembro de 1972 em Honolulu, estas eram as datas originalmente planejadas para a transmissão via satélite, e deu uma conferência de imprensa em 20 de novembro para promover o especial via satélite.
Elvis Presley também anunciou oficialmente que a renda seria em auxílio do Kui Lee Cancer Fund, uma entidade de combate ao câncer.
Chegando no Havaii novamente no dia 9 de janeiro de 1973 em um Boeing 747 fretado, um dia depois de seu aniversário de 38 anos, Elvis foi recebidos pelos habitantes locais e muitos fãs.
O cantor foi de helicóptero até o heliponto do Hilton's Hawaiian Village.
Os músicos chegaram vários dias antes de Elvis, e ensaiaram durante uma semana inteira no Honolulu International Center, onde o show via satélite foi realizado.
O cantor havia perdido 11 kg em 3 meses para o show via satélite e estava confiante após saber da a notícia de que suas vendas de discos estavam aumentando e que Elvis on Tour havia sido nomeado para um Golden Globe Awards, um prêmio de excelência em cinema e televisão. O condicionamento físico de Elvis estava ótimo, trabalhando rigorosamente com seu instrutor de karatê, Kang Rhee.
Os ensaios foram realizados no Hilton Hawaiian Village enquanto o palco do show estava sendo construído. Embora houvesse vários problemas técnicos, os ensaios foram um sucesso geral.
O Coronel Parker não queria que alguém tocasse seu “garoto de ouro” e queria o palco o mais alto possível. Uma frase clássica de Elvis ao saber das restrições do contato do cantor com o público: “O Coronel controla meus negócios. Controlo minha criatividade, minha música e meu show.”
A produção estava repleta de problemas técnicos.
Mesmo que a transmissão via satélite tenha sido planejada até o menor detalhe, vários problemas surgiram durante os dias e horas antes do show.
O palco era enorme, construído especialmente para a ocasião, restringindo o espaço do local de 8400 pessoas para 6000 pessoas. Por motivos de produção, a produtora, Marty Pasetta, colocou os músicos de Elvis em uma área elevada, algo que o cantor não aceitou e querendo os músicos com ele no palco".
Elvis deu o cinto do seu traje para um dos seus ídolos, o ator Jack Lord da série Hawaii 5-0. Bill Belew, o figurinista, foi contactado e fez uma novo cinto que chegou a tempo ao Hawaii.
Elvis gravou um concerto de ensaio de 12 de janeiro como um “fail-safe” no caso de algo ter dado errado com o satélite durante a transmissão real. Neste concerto o mito estava mais solto no palco em relação ao show via satélite.
Tudo deveria ser rigorosamente coreografado, desde os movimentos, as expressões corporais e a interação com o público ao ritmo da apresentação e o trabalho das câmeras.
Para ambos os shows, Presley estava vestido com lendário um macacão branco "American Eagle" projetado por Bill Belew.
No intuito de mostrar Elvis Presley com perfeição, vários fatores, efeitos e técnicas foram utilizados.
Em primeiro lugar, o cenário colorido deveria refletir o Havaii e sua flora, além de realçar o macacão branco de Elvis.
O palco alto deveria impedir que as sedentas fãs pudessem agarrar o cantor e provocar uma cena "escandalosa" que seria vista no mundo inteiro ao vivo. Mas Elvis quebrou o protocolo algumas vezes, deixando que as fãs o abraçassem, colocassem nele colares havaianos e até tentassem roubar os seus anéis, ação sempre correspondida com uma risada sarcástica. Elvis mesmo mais magro transpirou muito durante o concerto e os lenços dados pelas fãs se tornaram relíquias de colecionador do show.
Espelhos foram inseridos nas extremidades do palco para refletir o público e simular um público maior do que as 6 mil pessoas realmente presentes. Por último, como o show não poderia ser parado nem as canções poderiam ser repetidas, Elvis tinha a sua disposição dálias com as letras logo abaixo da câmera que o filmava no centro do palco.
Os ingressos do show de ensaio prévio à transmissão de 12 de janeiro e do dia do show via satélite não foram cobrados. Cada pessoa que estava no local foi convidado a pagar o que poderia pagar.
As 200 pessoas que pagaram o maior valor nos ingressos deveriam se sentar no chamado "círculo dourado". Elvis e Parker compraram ingressos por US $ 1.000 cada.
A estrela do série de TV 'Hawaii Five-O', Jack Lord, fez o mesmo e pagou o mesmo por 2 ingressos. Uma série de outras celebridades pagaram por ingressos entre US $ 100 e US $ 500, o que resultou em cobranças de bilhetes que ultrapassavam as expectativas. O extremo oposto também aconteceu, uma senhora que trouxe 5 filhos para ver o concerto obteve seus ingressos por US $ 3,75.
Os ingressos para o concerto foram divulgados no dia 7 de janeiro pela TV.
Neste momento, 4000 dos 6000 bilhetes já haviam sido vendidos através de pedidos postais. O restante dos 2000 ingressos foram vendidos no mesmo dia, e os ingressos para o show de ensaio foram então colocados à venda, e esgotados logo após.
As vendas de produtos de desempenho e concertos arrecadaram mais de US $ 75 mil para o Kui Lee Cancer Fund no Havaii. A meta estimada era de US $ 25 mil.
O show começou com uma introdução de "Also sprach Zarathustra", interpretado pela Orquestra Joe Guercio. Esta fanfarra inicial, intitulada “Nascer do Sol” tornou-se particularmente conhecida após seu uso no filme de 1968 de Stanley Kubrick: 2001, Uma Odisséia do Espaço, em seguida Elvis Presley começou a cantar See See Rider.
Elvis adentrou o palco mais confiante para o delírio dos 6000 fãs. Porém, sua apresentação mostrou-se extremamente rígida do início ao fim, deixando-se soltar um pouco, mas não muito.
No meio do espetáculo, depois que Elvis Presley apresentou a todos os membros da banda e do grupo vocal, ele disse: "Um dos meus atores favoritos está na platéia, Jack Lord, eu tenho que dizer isso, você sabe, Hawaii Five-O".
Depois de cantar mais de 20 músicas e anunciar ao público a renda arrecadada para a fundação de combate ao câncer, Elvis Presley terminou cantando Can't Help Falling in Love, uma se suas mais belas canções românticas, deixando as fãs tocarem o ídolo e entregarem a ele colares havaianos que depois jogou para outros fãs.
Em nenhum momento do espetáculo, Elvis saiu do palco.
Elvis só tocou sua guitarra uma única vez. Afinal, tinha todo o apoio musical de que precisava: a combinação dos seis músicos de sua banda, com JD Sumner, The Stamps Quartet e The Sweet Inspirations fazendo os backing vocals, e mais uma orquestra gigantesca de 40 músicos.
Elvis cantou desde o puro rock dos anos 1950, ainda com vontade de cantar esse tipo de música, o que não aconteceria nos anos seguintes, passando por belas baladas, blues, gospel e muito mais, o Mito cantou clássicos que são eternizados até hoje. Mostrando que ele poderia cantar em qualquer ritmo e tom, atingindo notas dificílimas, além de um senso rítmico e poder de interpretação raro de se encontrar em cantores populares.
Depois que o Concerto via satélite terminou, Presley voltou para a arena vazia e cantou cinco músicas para a exibição do show nos Estados Unidos, incluindo "Early Morning Rain" de Gordon Lightfoot , juntamente com algumas músicas do filme Blue Havaí ; Incluindo "Hawaiian Wedding Song", "No More", "Ku-UI-Po", e, claro, a música do título.
Elvis começou a cantar novamente às 2:15 da manhã e, entre erros e acertos, o trabalho estava pronto em torno das 3 horas da madrugada.
O show foi com isto expandido para um especial de 90 minutos da NBC-TV nos Estados Unidos.
O disco Aloha from Hawaii Via Satellite foi lançado pela RCA Records dias depois, em 4 de fevereiro de 1973, e dias depois já era um Disco de Ouro. O álbum contém todas as músicas apresentadas ao vivo via satélite no especial de TV, mas omite as cinco músicas que Presley gravou após o show para a TV dos Estados Unidos.
Na capa original do disco estão em destaque o planeta Terra e um satélite com Elvis com o macacão “American Eagle” com colar havaiano e tendo estrelas ao fundo.
Este é o penúltimo álbum ao vivo que Presley lançou durante sua vida. O último do Mito foi o Elvis Recorded Live on Stage em Memphis em julho de 1974.
O disco Aloha from Hawaii Via Satellite conquistou 5 vezes o Disco de Platina em agosto de 2002.
Um outro concerto de Elvis, o Aloha tinha sido realizado anos antes, quando ele ajudou a levantar fundos para a construção do USS Arizona Memorial em 1961, que foi afundado no ataque de Pearl Harbour.
Quando jovem, Elvis Presley serviu o exército dos Estados Unidos.
A roupa American Eagle utilizada neste show está em exposição na Graceland em Menphis.
O concerto Aloha from Hawaii, existente hoje em VHS (Coisa de Colecionador) e DVD, e permanece com um dos mais lembrados da música internacional e um marco histórico nas comunicações via satélite.
Atualmente podemos ver este show a qualquer momento com o Youtube.
Em 2004 foi lançado o "Aloha from Hawaii - Deluxe Edition" que traz o show original do dia 14 de janeiro de 1973, que foi transmitido via satélite e o show “fail-safe” do dia 12 de janeiro.
Este DVD especial tem todas as canções que foram cortadas do DVD na edição anterior. Também tem as imagens raras de Elvis chegando de helicóptero, nunca antes vistas por completo. Além das canções gravadas a parte para o concerto e que só foram transmitidas para a televisão na versão americana.
O CD duplo 'Aloha From Hawaii Via Satellitte: Legacy Edition' marcou a primeira vez em que os dois shows de Elvis que foram lançados separadamente em 1973 (o LP duplo original Aloha From Hawaii via Satellite) e o de 1988 (o CD The Alternate Aloha) foram lançados juntos em um mesmo pacote. Isto aconteceu em 2013, nas comemorações do 40º aniversário da histórica da transmissão via satélite de uma hora de duração.
Os dois CDs históricos foram colocados no álbum duplo 'Aloha From Hawaii Via Satellitte: Legacy Edition'.
Faixas do CD 1:
1. Also Sprach Zarathustra (Tema de 2001: A Space Odyssey)
2. See See Rider
3. Burning Love
4. Something
5. You Gave Me A Mountain
6. Steamroller Blues
7. My Way
8. Love Me
9. Johnny B. Goode
10. It's Over
11. Blue Suede Shoes
12. I'm So Lonesome I Could Cry
13. I Can't Stop Loving You
14. Hound Dog
15. What Now My Love
16. Fever
Faixas do CD 2:
1. Also Sprach Zarathustra (Tema de 2001: A Space Odyssey)
2. See See Rider
3. Burning Love
4. Something
5. You Gave Me A Mountain
6. Steamroller Blues
7. My Way
8. Love Me
9. It's Over
10. Blue Suede Shoes
11. I'm So Lonesome I Could Cry
12. I Can't Stop Loving You
13. Hound Dog
14. What Now My Love
15. Fever
16. Welcome To My World
17. Suspicious Minds
18. Introductions By Elvis
19. I'll Remember You
20. A Big hunk O'Love
21. Can't Help Falling in Love
22. Closing Riff
23. Blue Hawaii
24. Ku-U-I-PO
25. No More
26. Hawaiian Wedding Song
27. Early Morning Rain
Com a chegada da era dos ônibus espaciais após a morte de Elvis Presley, os astronautas eram despertados com músicas do Rei do Rock e outros clássicos do Rock.
A música sempre esteve presente no espaço.
Quando Yuri Gagarin iria ser lançado ao espaço, ele pediu para colocar uma música para aliviar a tensão e o tempo de espera dentro da nave Vostok.
Atualmente os astronautas e cosmonautas da Estação Espacial Internacional (ISS) ouvem Elvis Presley no espaço em seus Smarthphones nos raros momentos de descanso.
Elvis Presley foi homenageado com o asteróide 17059 Elvis pelo Minor Planet Center (MPC) e pela União Astronômica Internacional (IAU).
O asteroide foi descoberto em 15 de abril de 1999 por John Broughton e foi nomoeado a princípio de 1999 GX5. O agora asteróide 17059 Elvis com 3,9 km de diâmetro tem um período orbital de 1 374 dias (3,76 anos) e fica orbitando entre as órbitas de Marte e Júpiter sem nenhum perigo para a Terra.
Um grande Show (Show Duplo) transmitido Via Satélite somente aconteceu na década de 1980, com o Live Aid, um Mega Concerto de Rock para combater a fome na África.
Foi o dia que o Rock mudou o mundo.
Meste Mega Concerto estava o guitarrista e astrônomo Brian May da banda Queen.

Share this:

COMENTÁRIOS

0 Comentários: