Benchmarking é uma análise estratégica

 Benchmarking é uma análise estratégica aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Benchmarking vem da palavra de origem inglesa ‘benchmark’, que significa ‘referência’, e é uma ferramenta de gestão essencial para o aprimoramento de processos, produtos e serviços.

Quando entramos no universo da competição entre empresas, o benchmarking é uma ferramenta valiosa que responde aquela questão que todos nós fazemos: como estou me saindo em relação à concorrência?
Quem pensa que o estudo das melhores práticas é algo que só cabe às grandes corporações está enganado.
Não importa o tamanho da sua companhia ou agência, fazer benchmarking é fundamental.
A comparação faz parte da realidade de todas as empresas. Por meio dela, é possível saber qual posição a marca ocupa em vendas e em mind share, além de trazer inúmeras outras informações relevantes para o negócio.
Seja qual for o tamanho da companhia, essa estratégia é extremamente relevante para mapear o que os concorrentes andam fazendo e, assim, se preparar para desenvolver ações de marketing que geram mais resultados para a empresa.
Vantagens do Benchmarking
• Permite à empresa um melhor autoconhecimento, e sempre que o olhar se volta para a realidade interna, ideias surgem;
• Otimização das técnicas já utilizadas, visando uma considerável aproximação ao que poderia ser chamado de “perfeição”;
• Motivação para a equipe, que passa a enxergar as metas como algo tangível, visto que o mercado traz tantas outras empresas que conseguiram atingir tais metas;
• Maior reconhecimento do mercado através da marca que começa a ganhar espaço e se igualar com as maiores empresas do segmento;
• Estar próximo às gigantes do segmento e aprender com elas (todos são professores);
• Ampliação da margem de lucro, aumento na produtividade, redução dos custos, otimização das técnicas utilizadas pela equipe de marketing, entre tantas outras melhorias que certamente você irá notar.
Alguns dos benefícios em analisar seus concorrentes são:
• Identificar novas oportunidades de negócio.
• Descobrir áreas inexploradas de serviço.
• Conhecer novos métodos de atingir seu público-alvo.
• Reconhecer seu lugar no mercado em comparação a outras empresas.
• Testar novas estratégias de marketing.
. Escolha os principais concorrentes do mercado para analisar
O ideal é escolher até 3 concorrentes para monitorar. Procure sempre optar por aqueles que são líderes de mercado e se você é o líder pesquise seus principais concorrentes e certamente têm ações de sucesso em seus históricos.
2. Estabeleça os indicadores de análise
Uma boa dica para que você faça essas análises é elaborar uma planilha para comparar e preencher aspectos específicos de cada empresa. Selecione as características e métricas que você julga mais importantes para constarem nessa tabela.
Assim, você terá uma visão geral e organizada do que cada companhia tem feito, facilitando a interpretação e a avaliação.
3. Obtenha os dados
Existem inúmeras ferramentas para que você encontre os dados e resultados de campanhas da concorrência.
O importante é obter a maior quantidade de dados possível, facilitando a sua interpretação.
4. Compare e analise as informações
Depois de levantar todas as informações, é hora de fazer uma análise criteriosa das ações e comparar com as que a sua empresa tem feito.
É nesse momento que você começará a entender como algumas companhias fazem tanto sucesso utilizando determinadas abordagens com o público.
5. Faça o levantamento dos pontos altos e baixos
Após todos os passos anteriores, você precisa destacar os pontos altos das campanhas, mas sem deixar de lado os aspectos negativos.
Dessa maneira, você utilizará o que deu certo como referência e levará em consideração as falhas para não repeti-las em seu planejamento.

Share this:

COMENTÁRIOS

0 Comentários: