Em que você realmente é excelente?

 Em que você realmente é excelente?

Estavam reunidos na floresta um pássaro, um peixe, um coelho e um pato. Conversavam sobre suas habilidades e seus modos de lidar com as adversidades da vida. Sobre a possível aproximação de um caçador, disse o pássaro:
_Ah, se um caçador aparecer, eu saio voando como um foguete, com toda minha força e energia...
O peixe, por sua vez, comentou sobre o assunto:
_Se aparecer um caçador, eu nado como nunca, com toda minha destreza e velocidade...
O coelho ponderou:
_No meu caso, se um caçador aparecer / “pernas pra-que-te-quero” //, corro como uma bala...
Demonstrando um certo ar de superioridade, devido à aparente limitação de seus companheiros, o pato deu um passo à frente e declarou:
_Se vier um caçador, eu não terei problemas em me safar, pois, além de voar, sei nadar e correr.
Farei qualquer uma dessas coisas, tenho várias habilidades e usarei a que for mais conveniente.
A conversa seguia seu rumo, quando, de repente, surgiu um caçador na floresta. Sem demoras, o pássaro alçou voo, o peixe nadou rapidamente para o fundo do rio e o coelho saiu em disparada. O pato, porém, foi apanhado. Com tantas habilidades, não tinha desenvolvido com excelência nenhuma delas. O pato voa nada e corre pessimamente.
Responda agora: em que você é realmente excelente? O que você consegue desenvolver com maestria? Qual sua principal habilidade, aquela que o destaca do lugar comum e faz de você uma real e perceptível diferença?
Veja bem, a história acima é bastante interessante, mas não pode ser interpretada equivocadamente. Nenhum dos animais citados pode ser visto como um exemplo ou modelo para você. O peixe, o coelho e o pássaro, apesar de possuir habilidades bem desenvolvidas, têm apenas uma ou, no máximo, duas, como o pássaro, que, além de voar, ainda nos alegra com seu canto.
Mas, isso hoje não é suficiente. Por outro lado, apesar de ter várias habilidades, o pato executa cada uma delas com muita ineficiência e imprecisão, não se destacando em nenhuma. Enfim, onde está, então, a resposta ao modelo que você deve adotar para o desenvolvimento de suas habilidades? A resposta é o meio-termo. Na questão profissional, o mundo hoje exige que você tenha várias habilidades, se quiser ser bem-sucedido.
Mas, também, demanda que você tenha, pelo menos, uma habilidade que possa desenvolver com excelência, com destaque. Isso exige de você mais foco. O negócio do peixe é nadar. O do coelho é correr. O do pássaro é voar. Só que, hoje, o mundo exige que você voe nada e corra. Os triatletas são bons exemplos disso. Mas, até mesmo eles têm uma das três modalidades melhor desenvolvida que as outras, apesar de dominar todas. E é sabendo disso que estabelecem uma correta estratégia para a vitória, exigindo mais daquela habilidade que melhor desenvolvem.
E, no seu caso, em que você realmente é excelente? Em tudo? Isso não existe. Peter Drucker já afirmou que podemos ser bons em várias atividades habilidade, mas excelentes em não mais que duas. Descubra a sua e potencialize-a. Conte a Memory cursos para ajudar. Pense nisso! E depois aja!

Share this:

COMENTÁRIOS

0 Comentários: