DELEGAÇÃO

 


Quando mais pessoas puderem tomar decisões em uma empresa, mais a empresa irá crescer. Veja, por exemplo, os laboratórios Bell. Eles inventaram o rádio transistorizado.


Nos idos de 1950, Bell estava fazendo esses rádios gigantescos (a válvulas). Todo mundo comprava, todo mundo gostava deles. Até que um engenheiro da Bell criou o transistor e o levou para a diretoria da empresa, dizendo “ei nós podemos revolucionar o mercado, nós podemos fazer rádios menores com isso”.


A diretoria então respondeu: “Que nada, todo mundo gosta de rádios grandes, não há dinheiro aí”. (acomodação) (falta de visão)  Para lucrar pelo menos um trocado com a invenção, venderam para uma fabriquinha que estava começando, pouco mais que um fundo-de-quintal no Japão, chamada Sony. E isso fez a Sony. Não havia cultura, na Bell, para escutar seu funcionário e pensar “uau, esse engenheiro pode ter razão a esse respeito”. No Brasil temos muitas Bell que não investe no futuro da empresa, empresas acomodadas, empresas que tem preguiça para sair da zona de conforto. Empresas não delegam e não escutam seus colaboradores como devia.

Share this:

COMENTÁRIOS

0 Comentários: