Generosidade



Generosidade
Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Um ato de generosidade deve ser feito de forma desinteressada, sem esperar nenhum retorno.
“O maior presente que você pode dar a alguém é o seu tempo. Porque dando o seu tempo, você estará dando uma parte da sua vida que nunca mais vai voltar…” (Kaayke Fox)
Para filósofos e psicólogos, a generosidade faz parte do conjunto das virtudes humanas básicas, junto com a benevolência e a paciência, além de outras. Segundo René Descartes, em Tratado das Paixões e também nos Princípios de Filosofia, a generosidade é apresentada como uma despertadora do real valor do eu
Podemos fazer o retrato ou o perfil de um indivíduo generoso:
É alguém que gosta de compartilhar o que tem. É movido por um sentimento de empatia, de tal forma que entende as necessidades do outro. Como consequência, é uma pessoa solidária, disposta a oferecer sua energia e tempo aos que sofrem ou têm algum tipo de problema.
Renata Quintella diz que:

“Generosidade é o maior sentimento que existe. Porque nele moram a gratidão, o amor, o respeito, a alegria e a esperança. É compartilhar o que você tem, na certeza de que nada lhe faltará. Ser generoso é ser conectado com a sua alma. Ser gentil pode ser momentâneo, pode ser um tipo de simpatia. Toda pessoa generosa é gentil, mas nem toda pessoa gentil é generosa”.
Muitas pessoas não são generosas porque não conseguem confiar nessa lei universal:
Tudo aquilo que a gente dá, acaba voltando de uma forma ou de outra.
Na vida profissional um dos Soft skills mais valorizados pelas empresas é saber COMPARTILHAR CONHECIMENTO o que somente é possível se um comportamento generoso estiver presente na pessoa.
Passou a época em que guardávamos só para nós o conhecimento adquirido. Este novo comportamento solidário fortalece a liderança e dá embasamento para as carreiras profissionais ascendentes.
Como está sua generosidade no trabalho?
Quanto de seu tempo você coloca a disposição do outro, quer seja ensinando ou oferecendo um ombro amigo?
Você costuma ouvir as pessoas para que elas desabafem e sintam-se mais amparadas?
Você colabora para o crescimento profissional de seus colegas?
Qual o papel que você exerce, enquanto pessoa, na empresa em que trabalha?
Isto também é generosidade!
Nem sempre as necessidades das pessoas são materiais ou financeiras. A maioria quer apenas ter alguém com quem conversar.
São também sinais de generosidade os agradecimentos sinceros a quem nos serve, como caixas de supermercados, porteiros, coletores de lixo, etc.
Se ainda não é uma pessoa generosa, qual a primeira ação que pretende ter para reverter esta situação?

Share this:

COMENTÁRIOS