Museus de Manaus

Conheça os museus de Manaus

23 museus estão cadastrados no Instituto Brasileiro de Museus.
Museus recebem poucas visitas do público amazonense.

Girlene MedeirosDo G1 AM
Achados arqueológicos, relíquias da produção audiovisual desenvolvida nos séculos passados e retratos do homem amazônida são apenas alguns dos registros de diferentes áreas e tempos preservados nos museus existentes em Manaus. Em homenagem aos 342 anos da cidade de Manaus, o G1 mostra os principais museus da capital do Amazonas e revela as especialidades de cada espaço.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), dos 26 museus existentes no Amazonas, 23 deles estão situados em Manaus. Entre eles, estão os museus inseridos no Palacete Provincial, situado na Praça Heliodoro Balbi, também chamada de Praça da Polícia, no centro de Manaus.
Palacete Provincial (Foto: Divulgação)Palacete Provincial (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Museu Tiradentes
O Museu Tiradentes, por exemplo, foi organizado e inaugurado em 1984, pelo então Comandante Geral da Polícia Militar Cel. Élcio Motta. Em 2009, passou a funcionar no Palacete Provincial. Atualmente, é de responsabilidade da Secretaria de Cultura do Amazonas. O acervo é o mais antigo a funcionar no Palacete e conta três espaços diferentes:

A exposição "Esculturas do Mundo" que conta com réplicas de estátuas históricas disponíveis em museus da França.

Sala Memória do Comando Geral da Polícia Militar. Um espaço de exposição de móveis utilizados pelos oficiais no Amazonas.


E a exposição "Flagrantes da História da Polícia Militar" contando a trajetória dos policiais militares que atuaram na região amazônica. Um vasto acervo com armaduras francesas, material bélico, bandeiras e banners expondo trechos da influência dos oficiais na história amazonense.
Museu de Numismática Bernardo Ramos
Aproximadamente 17.300 peças é o acervo do museu que conta com moedas, cédulas, medalhas e condecorações nacionais e internacionais. O museu é a antiga coleção do fundador da imprensa em Manaus, Bernardo Ramos, e também é de responsabilidade da Secretaria de Cultura do Amazonas.
Museu de Numismática  (Foto: Divulgação)Museu de Numismática (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Museu de Arqueologia
Criado em 2009, o museu reúne achados arqueológicos: peças de cerâmicas e vasos encontrados em Manaus. Um espaço voltado para a preservação da cultura indígena do Amazonas.

"Aqui tem peças de 300 a 400 anos antes de Cristo. Infelizmente, perdemos muita coisa legal no estado. A ideia é preservar o pouco que ainda temos", disse o guia do Museu e estudante de arqueologia, Nogueira de Almeida.
Museu de Arqueologia (Foto: Divulgação)Museu de Arqueologia (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Museu de Imagem e do Som do Amazonas
O local conta a evolução das câmeras fotográficas com exemplares de máquinas, a trajetória do cineasta Silvino Santos e a contribuição dele para o cinema no Amazonas. Além disso, a área disponibiliza computadores com acesso a internet e filmes aos interessados de forma gratuita.
Museu de Imagem e Som (Foto: Divulgação)Museu de Imagem e Som (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
Pinacoteca do Amazonas
O espaço conta com quadros de artistas locais e de outros países. A Pinacoteca possui três exposições permanentes.
Pinacoteca do Amazonas (Foto: Gilene Medeiros/G1 AM)Pinacoteca do Amazonas (Foto: Gilene Medeiros/G1 AM)
Os museus localizados no Palacete Provincial, no Centro de Manaus, funcionam nos seguintes dias e horários:

Terça e Quarta: De 09h às 17h
Quinta, Sexta e Sábado: De 09h às 19h
Domingo: De 16h às 20h

Museu do Homem do Norte

O Museu do Homem do Norte também é coordenado pela Secretaria de Cultura do Amazonas e funciona nas dependências do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, Distrito. Reúne artefatos domésticos e de ritual indígenas, como cestas, cerâmicas, adornos, máscaras, e a coleção indígena da Federação Nacional do Índio (Funai) com peças de vários grupos indígenas da região norte brasileira.
Dias e horários para visitação:
Segunda a sexta: De 9h às 17h
Museu Amazônico (Foto: Divulgação/Museu Amazônico)Museu Amazônico
(Foto: Divulgação/Museu Amazônico)
Museu Amazônico
Um órgão público suplementar da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que dá apoio a pesquisa, ensino e extensão para estudos voltados ao conhecimento da Amazônia e suas respectivas culturas.

O local foi criado em 1975 e está localizado na Rua Ramos Ferreira, no Centro Histórico de Manaus. Apesar de informações recentes de que o espaço havia fechado, o diretor do Museu Amazônico, Sérgio Ivan Gil Braga, desmente: "O museu nunca fechou mesmo porque é um órgão federal e não haveria porque estar fechado".

O Museu Amazônico possui exposições temporárias, arquivos de consultas disponíveis a pesquisadores e ainda conta com uma biblioteca.

Dias e horários para visitação:
Segunda a sexta: De 8h as 12h e 14h as 17h.
Museu do Seringal (Foto: Divulgação/Museu do Seringal)Museu do Seringal, em Manaus.
(Foto: Divulgação/Museu do Seringal)
Museu do Seringal Vila Paraíso
Uma réplica das casas de seringal do período áureo da borracha no Amazonas, o museu possui móveis e utensílios de época com o objetivo de inserir o visitante no ambiente de vida do homem do seringal.

O Museu do Seringal está situado no igarapé São João - afluente do igarapé do Tarumã Mirim. O acesso ao espaço é somente por via fluvial com duração de no máximo 30 minutos saindo da Marina do Davi, Zona Oeste de Manaus.É necessário pagar uma taxa de R$ 5 .

Museu Casa Eduardo Ribeiro

Reúne móveis e utensílios em alusão aos bens do ex-governador do Amazonas, Eduardo Gonçalves Ribeiro. Inclui também objetos de uso pessoal, equipamentos de trabalho, vestuário, acervo textual e documentos digitalizados.

Dias e horários de visitação:
Terça a Sábado: De 09h às 17h

Domingo: De 16h às 20h

Museu do Pescador
Um espaço voltado para o cotidiano e ferramentas utilizadas por pescadores. O museu existe há três anos e é de propriedade particular e abriga artigos de pesca, tarrafas, canoa e peixes empalhado. Está situado na rua Armando Conde, 12, bairro Colônia Santo Antonio, Zona Norte de Manaus.

Dias e horários de visitação:
Segunda a segunda: De 8h às 17h.
Bosque da Ciência
Apesar de não ser nomeado como museu, o Bosque da Ciência está cadastrado como museu no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Bosque é instalado nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e reúne árvores centenárias, tanques de peixe-boi, animais, acervo de orquídeas, trilhas educativas, viveiro de ariranhas e de jacarés.
É necessário pagar uma taxa de R$ 5. Crianças de até 12 anos e idosos a partir de 65 anos não pagam.

Dias e horários de visitação:
Terça a sexta: De 9h às 12h e de 14h às 17h
Sábados, domingos e feriados: De 9h às 16h
Museu de Minerais e Rochas Geólogo Carlos Isotta
O acervo reúne coleções de minerais e rochas adquiridos através de doações realizadas por Companhias de Mineração, geólogos e particulares, tendo apoio financeiro também das principais empresas atuantes na área de mineração em cassiterita. Está situado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, ao lado da Escola Estadual Santana.

Dias e horários de visitação:
Segunda a sexta
De 8h as 12h e de 14h as 18h

Museu do Instituto Geográfico Histórico do Amazonas
Local que reúne um acervo arqueológico e etnográfico. Há também jornais impressos datados a partir de 1852. Está localizado na Rua Frei José dos Inocentes, centro de Manaus.

Dias e horários de visitação:
Terça a sexta: De 13h às 17h
Sábado: De 9h as 12 hs

Museu do Índio
O espaço é mantido pela Congregação das Irmãs Salesianas e reúne adornos, armas de caça e guerra e utensílios domésticos de tribos indígenas do alto Rio Negro. Cerca de 3.000 peças compõem o acervo de peças artesanais. Foi fundado em 1952 e adquirido nas Missões Salesianas junto às tribos dos índios Tukano, Yanomani, Wanana, Kobevva, Tariano, Desse e Macu.

Dias e horários de visitação:
Segunda a sexta: De 8h30 as 11h30 e de 14h as 16h30
Sábado: De 8h30 as 11h30
Museu do Teatro Amazonas
Reúne peças que foram incorporadas à história do teatro ao longo dos anos. Criado em 1991, o local abriga vasos de porcelana chinesa, jarros ingleses, escarradeiras holandesas, plantas originais do final do século XIX, que fazem parte de uma memória arquitetônica e cultural, bem ao estilo da Belle Époque.

O museu está instalado nas dependências do Teatro Amazonas e a visita é realizada juntamente com o passeio turístico feito pelo Teatro Amazonas.
Dias e horários de visitação:
Segunda a sábado: De 9h às 17h.

Museu Moacir Andrade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus)Museu Moacir Andrade, em Manaus
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus)
Museu Moacir Andrade
Reúne obras do artista Moacir Andrade, com um acervo de telas, fotos, livros, correspondências com personalidades da arte mundial. O museu também reconstitui a história do atual Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e está instalado nas dependências da instituição.

Dias e horários de visitação:
Segunda a sexta: De 8h às 11h e de 14h às 17h

Museu da Rede Amazônica
Criado com o objetivo de resgatar a memória e a história das comunicações no Amazonas, o museu reúne um acervo de documentos, fotografias, equipamentos históricos utilizados pelo grupo Rede Amazônica.
Dias e horários de visitação:
Segunda a sexta: De 8h às 18h
Museu Ivan Ferreira Valente
O museu está instalado no Centro Cultural Luso Brasileiro e conta com uma acervo voltado a trajetória esportiva do Luso Sporting Club. Peças da banda do time, objetos voltados ao artesanato português, exposição com trajes típicos portugueses e peças de porcelana.

Dias e horários para visitação:
Segunda a sexta: De 8h às 12h e de 13h às 17h.
Museu da Beneficente Portuguesa "Fernando Ferreira da Cruz"
Um resgate histórico dos equipamentos utilizados na clínica da Beneficente Português desde a fundação da instituição. Um acervo com instrumentos cirúrgicos, camas de parto de origem francesa com data de 1873 e aparelhos de raio X datados em 1912.

Dias e horários para visitação:
Segunda a sexta: De 8h às 12h e de 13h às 17hs
Além dos museus citados também está cadastrado, na lista do Ibram, o Museu Maçonico Mário Verçosa Past -Grão Mestre, no centro de Manaus, e o Museu do Atlético Rio Negro Clube "Rubens Samuel Benzecry", também no centro da capital.
Apesar da quantidade, dois desses museus existentes em Manaus estão fechados.
Um deles é o Museu de Ciências Naturais da Amazônia coordenado pela Associação Naturalista do Amazonas. A instituição tem 22 anos de existência e foi interditada em abril deste ano por falta de condição financeira para a manutenção.

A expectativa é que o local volte a funcionar em 2014 com o foco nos turistas que virão a Manaus por causa da Copa do Mundo. O Museu de Ciências Naturais da Amazônia tem um acervo composto de peixes e insetos da fauna amazônica formado por 473 peças, sendo 380 insetos e 93 peixes catalogados.

Outro museu fechado na capital é o Museu do Porto coordenado pelo Porto de Manaus. A instituição é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou, recentemente, por uma revitalização.
O diretor do Porto de Manaus, Alessandro Bronze, afirma que a reforma foi realizada pelo Ministério da Cultura e o acervo do museu está guardado nas instalações da administração do Porto de Manaus e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo o diretor, o Porto de Manaus funciona como um patrocinador e apoiador cultural do Museu do Porto. "A reforma do museu já foi concluída em oito meses e estamos esperando o posicionamento do Ministério da Cultura", disse. A administração do Porto de Manaus assume que o processo é complicado e passa por questões federais.

Share this:

COMENTÁRIOS

0 Comentários: