Os 50 melhores filmes de todos os tempos segundo a revista inglesa Sight e Sound


O filme “Um Corpo que Cai”, de Al­fred Hitchcock, foi eleito o melhor filme de todos os tempos, em pesquisa realizada pela revista “Sight and Sound”, do British Film Institute. “Um Corpo que Cai” assumiu o lugar que há 50 anos era ocupado por “Cidadão Kane”, de Orson Welles.
Para chegar ao resultado, a publicação entrevistou 846 críticos de cinema, acadêmicos, distribuidores, roteiristas e programadores de todo o mundo. “Um Cor­po que Cai” (1958), entrou pela primeira vez na pesquisa em 1982 — dois anos depois da morte de seu diretor — e ficou na sétima posição. Em razão do corte pelo número de votos recebidos, a relação contém 52 filmes. O BFI realiza a pesquisa a cada dez anos. Abaixo, em ordem classificatória, a lista completa da “Sight and Sound”.
1 — Um Corpo que Cai  
(Vertigo, 1958), de Alfred Hitchcock
 
26 — Andrei Rublev  
(Andrey Rublyov, 1966), de Andrei Tarkovsky
 
2 — Cidadão Kane 
(Citizen Kane, 1941), de Orson Welles
 
28 — Cidade dos Sonhos
(Mulholland Dr., 2001), de David Lynch
 
3 — Era Uma Vez em Tóquio 
(Tokyo Monogatari, 1953), de Yasujiro Ozu
 
29 — Stalker 
(Idem, 1979), de Andrei Tarkovsky
 
4 — A Regra do Jogo 
(La Règle du Jeu, 1939), de Jean Renoir
 
29 — Shoah  
(Idem, 1985), de Claude Lanzmann
 
5 — Aurora 
(Sunrise, 1927), de F. W. Murnau
 
31 — O Poderoso Chefão II  
(The Godfather — Part II, 1974), de Francis Ford Coppola
 
6  — 2001: Uma Odisseia no Espaço 
(2001: A Space Odyssey, 1968), de Stanley Kubrick
 
31 — Taxi Driver — Motorista de Táxi  
(Taxi Driver, 1976), de Martin Scorsese
 
7 — Rastros de Ódio 
(The Searchers, 1956), de John Ford
 
33 — Ladrões de Bicicleta
(Ladri di Biciclette, 1948), de Vittorio De Sica
 
8 — Um Homem Com Uma Câmera 
(Chelovek S Kino-Apparatom, 1929), de Dziga Vertov
 
34 — A General  
(The General, 1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman
 
9 — O Martírio de Joana d’Arc 
(La Passion de Jeanne d’Arc, 1927), de Carl Dreyer
 
35 — Metrópolis 
(Metropolis, 1927), de Fritz Lang
 
10 — 8 ½ 
(Otto e Mezzo, 1963), de Federico Fellini
 
35 — Psicose 
(Psycho, 1960), de Alfred Hitchcock
 
11 — O Encouraçado Potemkin 
(Bronenosets Potyomkin, 1925), de Sergei Eisenstein
 
35 — Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce 1080 Bruxelles 
(1975), de Chantal Akerman
 
12 — Atalante 
(L’Atalante, 1934), de Jean Vigo
 
35 — Sátántangó 
(1994), de Béla Tarr
 
13 — Acossado 
(À Bout de Souffle, 1959), de Jean-Luc Godard
 
39 — Os Incompreendidos 
(Les Quatre Cents Coups, 1959), de François Truffaut
 
14 — Apocalypse Now 
(Idem, 1979), de Francis Ford Coppola
 
39 — A Doce Vida  
(La Dolce Vita, 1960), de Federico Fellini
 
15 — Pai e Filha 
(Banshun, 1949), de Yajusiro Ozu
 
41 — Viagem pela Itália 
(Viaggio in Italia, 1954), de Roberto Rossellini
 
16  — A Grande Testemunha
(Au Hasard Balthazar, 1966), de Robert
Bresson
 
42 — Canção da Estrada 
(Pather Panchali, 1955), de Styajit Ray

 
17 — Os Sete Samurais 
(Shichinin no Samurai, 1954), de Akira
Kurosawa
 
42 — Quanto Mais Quente Melhor 
(Some Like It Hot, 1959), de Billy Wilder

 
17 — Persona 
(Idem, 1966), de Ingmar Bergman
 
42 — Gertrud 
(1964), de Carl Dreyer
 
19 — O Espelho 
(Zerkalo, 1974), de Andrei Tarkovsky
 
42 — O Demônio das Onze Horas 
(Pierrot le Fou, 1965), de Jean-Luc Godard
 
20 — Cantando na Chuva 
(Singin’ in the Rain, 1951), de Stanley Donen e Gene Kelly
 
42 — Playtime — Tempo de Diversão 
(Playtime, 1967), de Jacques Tati

 
21 — A Aventura
(L’avventura, 1960), de Michelangelo Antonioni
 
42 — Close-Up 
(Nema-ye Nazdik, 1990), de Abbas Kiarostami
 
21 — O Desprezo 
(Le Mépris, 1963), de Jean-Luc Godard
 
48 — A Batalha de Argel 
(La Bataglia di Algeri, 1966), de Gillo Pontecorvo
 
21 — O Poderoso Chefão 
(The Godfather, 1972), de Francis Ford Coppola
 
48 — Histoire(s) du Cinéma
(1998), de Jean-Luc Godard
 
24 — A Palavra 
(Ordet, 1955), de Carl Dreyer
 
50 — Luzes da Cidade 
(City Lights, 1931), de Charles Chaplin
 
24 — Amor à Flor da Pele  
(Fa Yeunf Nin Wa, 2000), de Wong Kar-Wai
 
50 — Contos da Lua Vaga 
(Ugetsu Monogatari, 1953), de Kenji Mizoguchi
 
26 — Rashomon
(Rashomon, 1950), de Akira Kurosawa
 
50 — La Jetée 
(Idem, 1962), de Chris Marker
 

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