Aprenda a fazer mapas de ideias

Mapa de ideias é uma pequena técnica de organização do pensamento que pode ser utilizada para estudar, para planejar seu trabalho ou qualquer outro tipo de projeto. Fazer um mapa mental significa relacionar as informações de forma intuitiva e, quando você perceber, o mapa apresenta um panorama bem organizado dos conceitos principais. Eu uso muito quando quero escrever um texto, por exemplo, e preciso abordar uma série de assuntos nele. Também utilizei bastante na escola e na época em que eu fazia cursinho, para decorar alguns conceitos.
Os passos para criar um mapa mental são simples:

1. Separe uma folha em branco e canetas de diversas cores. É claro que você pode usar a folha de um caderno e uma única caneta. A ideia é que, separando esses materiais, as cores ajudem na assimilação do conhecimento (no caso dos estudos) e, com uma folha avulsa, você também possa arquivar seu mapa em uma pasta ou fichário, ou mesmo pendurar no seu mural.

2. No centro da folha, escreva o nome do seu projeto. Se você estiver estudando, pode escrever o título principal (ex: Revolução francesa).

3. Ao redor do título principal, escreva os sub-títulos, ou sub-projetos. Nesse caso, como meu projeto é “organizar o escritório”, eu dividi essa tarefa enorme em sub-tarefas menores, como arrumar a mesa, a papelada etc. Ligue esses sub-títulos ao título principal.

4. Embaixo de cada sub-projeto, liste tudo o que precisa fazer. Com isso, você vai categorizando as tarefas.

Em vez de listar, você pode continuar “puxando” ideias, como fez com as sub-tarefas a partir do tema principal. Fica a seu critério.
A vantagem de fazer um mapa de ideias é que você tem um panorama geral que pode sempre consultar quando estiver estudando ou trabalhando em determinado projeto.
Pesquisando para escrever este post, encontrei um vídeo excelente no YouTube e gostaria de recomendar a todos vocês:

Share this:

COMENTÁRIOS

0 Comentários: