Livros de autoajuda: vale a pena confiar?

Publicado por Zero Hora
Especialista conta porque, em vários casos, os livros podem atrapalhar mais do que ajudar

Foto: Stock Images / Stock Images
O quanto um livro de autoajuda pode auxiliar a resolver um conflito? As técnicas que prometem recuperar o amor, atrair a pessoa certa e ser bem sucedido no trabalho realmente funcionam?
Segundo a especialista em comportamento humano Vanessa Ritzel, vários psicólogos argumentam que livros de autoajuda não produzem os resultados esperados e que muitas vezes não têm efeito algum.
- A proposta dessas obras é fazer com que as pessoas se sintam melhor, independente da conquista, seja profissional, ou pessoal, mas na prática, não é bem assim – alerta.
Vanessa diz que todas as pessoas que buscam um método terapêutico para enfrentar um problema são orientadas a pensar positivo, mas que o conselho, apesar de parecer inofensivo, pode ser desastroso.
- Muitas pesquisas científicas comprovaram que pessoas com baixo autoestima se sentem piores quando expostas a afirmações positivas – diz Vanessa. A explicação para o fenômeno é que estas pessoas têm como reação imediata rejeitar a alegação positiva, e até mesmo se sentem fracassadas por não conseguir adotar a postura positiva.

Share this:

COMENTÁRIOS

0 Comentários: